Na manhã desta sexta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável por enviar cocaína para a Austrália utilizando os Correios. As investigações apontam que o esquema envolvia o envio de drogas por meio de encomendas postais internacionais, com destino final em Sydney.
Modo de operação do tráfico internacional
Segundo a PF, os traficantes acondicionavam a cocaína em embalagens disfarçadas, como pacotes de café e brinquedos, para despistar a fiscalização. As encomendas eram postadas em cidades do interior de São Paulo, como Campinas e Sorocaba, e seguiam para o Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios em Guarulhos, de onde eram encaminhadas para o exterior.
Estatísticas alarmantes sobre tráfico internacional
Dados da Polícia Federal indicam que, entre 2023 e 2024, foram apreendidos mais de 10 toneladas de cocaína enviadas pelo sistema postal brasileiro para diversos países, incluindo Austrália, Estados Unidos e países da Europa. A operação desta sexta-feira é parte de uma série de ações coordenadas pela PF para combater o tráfico internacional de drogas via Correios.
Repercussão e medidas de segurança
A ação gerou apreensão entre os moradores das cidades envolvidas, que temem represálias por parte dos traficantes. A Polícia Federal reforçou a segurança nas regiões afetadas e orienta a população a denunciar atividades suspeitas por meio do Disque Denúncia (181).

